Dicas de Viagens: Porto Seguro_ Bahia

Olá pessoal,

Tentarei aqui fazer a descrição da viagem a Porto Seguro no período de carnaval, para quem pensa em ir lá um dia,  de forma independente, sem agências de viagens e curtir o passeio de maneira mais livre.
A ida e volta foram de avião, é importante que comprem com antecedência para pegar as promoções que surgem. A viagem é muito rápida, o tempo de vôo é de 45 minutos.

Então, vamos a programação de 5 dias de viagem:

1° dia: Chegamos a cidade às 12:50 e pegamos uma fila no ponto de táxi no aeroporto, que custou R$ 20,00 para o Hotel Fênix que fica próximo ao aeroporto e na antiga  "Passarela do Álcool", hoje denominada de "Passarela do Descobrimento", já se supõe o porque da mudança do nome, não é?
A fome chegou, fomos almoçar em um  restaurante do bairro, simples, porém a comida muito estava muito apetitosa dobradinha e ensopadinho de costela! Percebi que gostam de usar um pouquinho mais de pimenta do reino na comida.

Após o almoço, já era 15:00 da tarde, fomos " A Cidade Histórica do Descobrimento - cidade alta", recepcionados por um guia da região e historiador,  que explicou toda a história da região. Logo abaixo, alguns pontos da explicação.


Estas são as primeiras casas construídas após a chegada dos Portugueses ao Brasil.



Esta é a primeira igreja dos negros, escravos aqui recém chegados ao Brasil.
Têm como padroeiro o Santo protetor dos negros São Benedito.


Para ter um melhor entendimento, ponho aqui a Oração de São Benedito:



São Benedito, filho de escravos, que encontrastes a verdadeira liberdade servindo a Deus e aos irmãos, independente de raça e de cor, livrai-me de toda a escravidão, venha ela dos homens ou dos vícios, e ajudai-me a desalojar de meu coração toda a segregação e a reconhecer todos os homens por meus irmãos. São Benedito, amigo de Deus e dos homens, concedei-me a graça que vos peço do coração. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


 . 
Então fala-se tanto no famoso "Pau-Brasil" , mas é difícil termos esse privilégio de conhecer essa de perto esta árvore, que deu o nome da nossa "terra". Essa foto, trás as mudas dessa árvore.




  
Lá de cima temos esta bela vista...


 

Ad 
Essa é a casa do médico da época, que tem a Rua com seu nome... parece uma igreja.





Todas as casas são tombadas por ser um patrimônio Histórico- Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural - IPHAN, isso quer dizer, que a arquitetura não pode ser alterada.

Além das casas e do artesanato local, destaca-se o Marco do Descobrimento:



2° dia:  Pela manhã fomos passear em "Santa Cruz de Cabrália" que segundo informações do guia, foi emancipado de Porto Seguro. Pegamos o barco com direção a "Coroa Alta", "Rio João de Tiba", "Ilha do Sol" também conhecida como "Ilha do Doce". Na volta do passeio, pegamos um ônibus com direção a praia da "Coroa Vermelha" numa vila, que tinha a cruz da primeira missa, museu indígena além de uma rua com barracas de artesanatos, vendendo cangas, batas, colares, utensílios para cozinha de madeira, artesanato indígena, redes etc. à tarde retornamos ao hotel, jantamos e fomos a "Passarela do Descobrimento". 


Saída de barco, podemos curtir essa belíssima paisagem, manguezais "berçários naturais" de caranguejos e outros animais marinhos.


No barco, animação total e com muita música de lambaeróbica.



Coroa Vermelha, tem esse nome por ser de sedimentos e resto de corais. Essa beleza toda é encontrada no meio do mar. Os turistas descem dos barcos nesse local e faz o mergulho.




Águas calmas do Rio João Tiba...


Parada em um restaurante no meio do Rio... e após a refeição descanso nas redes...



Que paz...

Essa era a vista para quem estava deitado nas redes...


Essa era a visão panorâmica de cima do barco...



Ilha do Sol: o famoso banho de lama, esse é o "Mostro da Lamaaaaaaa"!!!!






 Ilha do Sol ou Ilha do Doce... lá degustamos muitos doces da região (cocadas de diversos tipos).




Cruz da primeira missa!




3° dia: Pela manhã pegamos uma balsa na orla de Porto Seguro e fomos ao passeio de Recife de Fora, onde mergulhamos conhecendo os corais e a fauna desta piscina natural- a duração foi de 2 horas.
No retorno, pegamos um ônibus e chegamos no Complexo de Barracas de Praias mais famosas (Axé Moi, Toa a Toa e Barramares) conhecidas pela lambaeróbica e shows artísticos. Ficamos na Toa a Toa, muito animada, estava tendo um show. Podemos perceber a presença de muitos mineiros nesse período em Porto Seguro, além de paulistas e outros,  nem parecia que estava na Bahia.


Esse foi o desembarque em Recife de Fora:

 
Estas imagens são do mergulho nos corais, muitos peixes amarelos.

Paulistinhas...
 Que mergulho!

O Paulistinha nadando junto aos corais, imagens inéditas!


Esse peixe azul, era muito grande, passava da mão da gente, só gostava de ficar no fundo junto aos corais, não sei que espécie que é, só sei que muito lindo.



Almoço na Barraca Toa a Toa. Tem Helicóptero, a disposição dos turistas.




Quem está com calor?! Dois jatos de água em cima do povo!




 Para encerrar à noite, um passeio de caminhão para conhecer a cidade de Porto!





4° dia: Pegamos a Balsa no Rio Buranhém e chegamos no Arraial d`Ajuda, a vila é muito bela, lembra Praia do Forte. De lá, descemos para a praia, cheia de piscinas naturais e um banho tranquilo.  Depois, seguimos para “Eco Parque”,  parque aquático bem arborizado e divertido!


Travessia.

Vista da Vila do Arraial D`Ajuda


Vila que me lembrou Praia do Forte

 Praia tranquila...


Eco Parque para conhecer é só visitar o site: http://www.arraialecoparque.com.br/site/

5° dia: Como a diária do Hotel encerrava às 12:00 pm, curtimos a piscina e descansamos um pouco.

O vôo iria ser às 17:00, então fomos almoçar no restaurante "A portinha", muito bom!
Após o almoço fomos ao "Plaza Porto" que estava fechado, mas o terraço estava lá proporcionando uma bela vista para o mar, ótima pedida para matar o tempo!

Fim!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agência Mestre - Deparei-me comigo mesma!

2.000 ACESSOS DO MANU DINAMICA!